
A doença renal crônica acomete milhões de pessoas em todo o mundo e a alimentação possui um papel essencial neste tratamento. Você sabia que alguns alimentos são proibidos para quem tem doença renal crônica?
Vou te mostrar dois alimentos que são proibidos para pessoas com doenças renais, que são a carambola e o biri-biri.
A carambola

A carambola possui uma toxina, chamada caramboxina, que deve ser excretada pelos rins de pessoas saudáveis, no entanto, para indivíduos com doenças renais, esta substância não é devidamente excretada e se acumula no sangue, causando ação tóxica no sistema nervoso, levando a sintomas como crises de soluços, vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões prolongadas e até a morte.
O biri-biri
O biri-biri é um fruto da família da carambola, tem sabor muito azedo e é utilizado na produção de vinagre, picles, geleias e no preparo de pratos no sul da Índia. É utilizado para tratamento de hiperlipidemia, hipertensão e diabetes por diferentes comunidades, além do uso local nas picadas de criaturas venenosas. Possui grande quantidade de oxalato, que pode ser tóxico para pacientes renais, assim como a carambola.
Estes são dois alimentos que são proibidos para doentes renais, não devendo ser consumidos de nenhuma forma. Existem outros alimentos que apesar de não serem proibidos, devem ser consumidos com cautela, como, por exemplo, alimentos industrializados e ricos em sódio, e alimentos industrializados contendo conservantes ricos em potássio e fósforo. Com relação às proteínas, seu consumo não é proibido, porém, as quantidades devem ser ajustadas de acordo com o tipo de tratamento (conservador, diálise ou transplante) e com o estágio da doença.